Instituto ACCESS

Instituto ACCESS

Institucional


APRESENTAÇÃO

O Instituto de Acesso à Educação, Capacitação Profissional e Desenvolvimento Humano – Instituto ACCESS – é uma sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos sociais possibilitando a capacitação profissional e o desenvolvimento humano, visando à inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. É nesse sentido que o Instituto ACCESS, pautado na seriedade, ética e responsabilidade, realiza concursos públicos, processos seletivos, vestibulares e avaliações educacionais.

Reunindo uma equipe de profissionais altamente qualificados, metodologia de trabalho moderna e segura, e larga experiência comprovada na aplicação de importantes seleções e avaliações nas esferas municipal, estadual e federal, o Instituto ACCESS preza pelo profissionalismo, qualidade em suas práticas e isonomia em suas ações.

O Instituto ACCESS, associando experiência, credibilidade, tecnologia e idoneidade, está preparado para atender a qualquer projeto relacionado à seleção de pessoal e avaliações educacionais para quaisquer órgãos públicos ou privados, bem como para instituições de ensino.



ESTRUTURA

Os concursos públicos e avaliações realizados pelo Instituto ACCESS são caracterizados pela segurança e qualidade de suas práticas, pelo empenho de sua equipe na operação, pela experiência e nível de excelência de seu corpo acadêmico (Professores Mestres e Doutores) que elaboram as provas e instrumentos de avaliação e, principalmente pelos mecanismos de segurança e sigilo, o que possibilita que o processo de desenvolvimento, impressão, empacotamento, transporte e aplicação das provas seja realizado com absoluta transparência e tranquilidade.

Além disso, o Instituto dispõe de um moderno parque gráfico, com equipamentos de impressão de última geração, scanners de alta velocidade e uma equipe treinada e capacitada, podendo atender com segurança, rapidez e eficiência a organização e operacionalização dos mais complexos processos de seleção.

Além de Provas Objetivas, Discursivas e Avaliações de Títulos, a equipe do Instituto possui expertise na realização de etapas complexas como: Testes de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Exames Médicos, Cursos de Formação, Prova Oral e de Desempenho Didático, Perícia Médica para Pessoas com Deficiência e Aferição da Autodeclaração Étnico-Racial, nos termos da legislação em vigor.



SEGURANÇA & TECNOLOGIA

A segurança é uma das premissas fundamentais que regem o trabalho do Instituto ACCESS na organização de seus concursos públicos, processos seletivos, vestibulares e avaliações educacionais. Por isso, há um investimento constante em métodos e tecnologias que assegurem a isonomia e a confidencialidade em seus projetos, oferecendo tranquilidade tanto a seus clientes quanto aos candidatos.

Preparação dos materiais de aplicação

  • Monitoramento 24 horas por dia em todos os setores
  • Acesso restrito às instalações, controlado por identificação biométrica a cada setor operacional
  • Sistema informatizado que garante a segurança do fluxo de dados da área pedagógica e de processamento de resultados
  • Guarda de provas e instrumentos de avaliação em sala-cofre totalmente segura e monitorada
  • Transporte das provas em malotes impermeáveis, lacrados com controle por códigos de barra e rastreamento por GPS

Durante a aplicação

  • Detectores de Metais para utilização de todos os processos
  • Tablets com sistema de identificação biométrica e facial dos candidatos
  • Coleta de impressão digital
  • Utilização de bloqueadores de sinal de telefonia celular
  • Atendimento personalizado e adaptado para atendimento especial a pessoas com deficiência

Após a aplicação

  • Scanners de alta velocidade para a leitura ótica dos cartões-resposta e processamento dos resultados com celeridade
  • Disponibilização de link para que os candidatos possam acessar suas provas, seus resultados e interpor recursos
  • Método de verificação datiloscópica
  • Sistema de comparação estatística para verificar o índice de coincidência das respostas dos candidatos



PROCESSOS SELETIVOS & VESTIBULARES

Além de concursos públicos e processos seletivos, o Instituto ACCESS é reconhecido por sua capacidade em oferecer a faculdades e universidades, a melhor logística na realização de seus vestibulares. O Instituto segue os critérios que melhor atendam às necessidades das instituições de ensino, aplicando um sistema pedagógico-avaliativo exclusivo, analisando não somente o conhecimento dos candidatos, como também a capacidade de leitura e interpretação de textos e raciocínio lógico e matemático. Com isso, garante-se a seleção dos candidatos que se tornarão bons alunos e exemplos de marketing positivo para as instituições de ensino.



AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Por meio da Avaliação Diagnóstica de Desempenho, o Instituto ACCESS encontra-se altamente preparado para oferecer à Escola e à Gestão Pública o acompanhamento da evolução de todos os alunos, com base em dados que permitam definir quais estratégias e ações devem ser aplicadas visando à melhoria do aproveitamento educacional.

Com sua metodologia de avaliação, baseada na Teoria da Resposta ao Item (TRI) – modelagem estatística utilizada em medidas psicométricas - o desempenho de alunos de diferentes cursos e séries são escalonados, constituindo insumos consistentes para calcular os indicadores de qualidade da educação, objetivando embasar as políticas a serem implementadas para a qualificação do ensino..



SUPORTE

AO Instituto ACCESS possui sistema informatizado para a execução de concursos públicos, disponibilizando site exclusivo para inscrições, geração de informações, incluindo locais de prova, resultados preliminares e definitivos. Além da tecnologia, o Instituto oferece segurança e transparência na execução de seus serviços, zelando sempre pela isonomia entre todos os candidatos. Para o atendimento, dispomos de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que é composto de call center e atendimento online, com informações atualizadas constantemente em nosso site.

Nossa equipe técnica e jurídica, da contratação até o término da validade dos certames, presta total assessoria e consultoria a nossos clientes, desde a preparação dos editais até o atendimento aos órgãos de controle e mídia.



CURRÍCULO

Ao longo de mais de 40 anos de experiência, a equipe que integra o Instituto ACCESS, atuou na direção de concursos da Fundação Cesgranrio, na coordenação de concursos da Fundação Getúlio Vargas – FGV Projetos, na coordenação de concursos do Instituto Superior de Administração e Economia do Amazonas – ISAE/FGV e na direção da Access – Seleção e Recrutamento e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos.



COMO CONTRATAR

O Instituto ACCESS é uma associação civil sem fins lucrativos e tem entre seus objetivos estatutários a promoção do desenvolvimento e do crescimento institucional nas áreas da educação, do ensino e da pesquisa. Além disso, detém inquestionável reputação ético-profissional e notória especialização.

Por isso, pode ser contratado diretamente por órgãos públicos da administração direta, indireta e fundacional, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, por dispensa de licitação, nos termos do Art. 24, inciso XIII, da Lei Federal nº 8666/93, tendo em vista que este dispositivo legal preconiza que:

“Art. 24 - É dispensável a licitação: ...

XIII - na contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos”.

A posição da legalidade deste tipo de contratação foi confirmada pelo Tribunal de Contas da União, como na Decisão 908/1999-Plenário-TCU e no Acórdão 2360-25/08, de 22/07/2008.


Anexos


Voltar